“Estamos em uma profissão de renovação constante”

A paixão da nossa coordenadora Beatriz Solino de Francisco em dar aulas começou ainda pequena, aos 3 anos, quando sua mãe ensinava inglês em casa. Aos 33 anos e formada há mais de 10 anos em Letras, com proficiência na Língua Inglesa, Bia, como é chamada, compartilha sua trajetória nesta entrevista:

Há quanto tempo dá aula?

Há 14 anos. Trabalhei em outras escolas e na unidade Santo Amaro da Cultura Inglesa. Estou trabalhando em Jundiaí há oito anos.

E como percebeu que tinha afinidade com a Língua Inglesa e que queria ser professora?

Sempre quando me perguntavam o que eu seria quando crescer, minha resposta era professora. Tenho um irmão que é quatro anos mais novo do que eu e o usava como meu aluno em minhas brincadeiras com lousa e giz. Tenho uma grande admiração pelos profissionais que estão à frente da sala de aula.

Quais características você acredita que um bom professor precisa ter?

Conhecimento técnico, didático e psicologia de ensino, além de ter constante sede por conhecimento e reciclagem. Estamos em uma profissão de renovação constante, onde aquilo que você sab”ia” e usa”va” é questionado a todo momento. 

Professora Bia na final do Your Voice em 2017
Professora Bia na final do Your Voice em 2017

Atualmente, como busca novidades para aplicar em suas aulas?

Acompanho as atualidades através de sites, como BBC,CNN e TED, e faço uma pesquisa nos primeiros dias de aulas para saber o que os alunos estão lendo ou assistindo naquele semestre. Assim, posso conciliar o que eles gostam com o conteúdo do material didático, agregando conhecimento. 

E o que aprende com seus alunos?

Aprendo a lidar com diferentes pessoas e ganho essas habilidades e, cada semestre. Neste tempo de experiência, já dei aula para mais de 1 mil alunos.

Qual recado deixa para os alunos da Cultura?

Para que eles sempre tenham a curiosidade de aprender coisas novas e não somente na Língua Inglesa, mas também nas questões culturais e políticas. Para isso recomendo, “My next Guest” com David Letterman e “Tonight Show” com Jimmy Fallon. 

Bia e um dos presentes que recebeu da Cultura Inglesa
Bia e um dos presentes que recebeu da Cultura Inglesa

Deixe uma resposta