Certificado internacional é requisito de entrada para outro país

Para quem tem planos de estudar ou trabalhar no exterior, um dos passos para estar mais próximo ao destino desejado é fazer o exame de proficiência linguística, que comprova o nível de conhecimento no idioma.

As inscrições para os exames da Universidade de Cambridge estão abertas. A Cultura Inglesa de Jundiaí atende até 19 de abril os interessados em fazer a prova para os certificados internacionais FCE, CAE e CPE e até 4 de maio para PET.

Os exames de proficiência da Universidade de Cambridge ocorrem em junho, porém, para participar, é necessário fazer a inscrição até a data limite. “As provas são aplicadas no mesmo dia no mundo todo por escolas credenciadas. Quem perder essa chance só poderá fazer o exame em dezembro”, alerta Valéria Castiglioni, diretora da Cultura Inglesa.

Após a divulgação do resultado pela Universidade, o estudante recebe um certificado que é reconhecido em vários países, como Inglaterra e Estados Unidos, e aceito por mais de 20 mil universidades, empregadores e setor público. “Se estiver em algum em processo migratório ou acadêmico no exterior, o exame de Cambridge acelera o acesso a cursos de graduação e de pós-graduação. O que certamente é um diferencial”, aponta Valéria.

Alguns estudantes realizam o teste como forma de avaliação do seu nível de conhecimento em inglês. Entre as habilidades avaliadas estão a compreensão e produção textual, e a compreensão e expressão oral. Abaixo, os quatro níveis das certificações:

  • O primeiro nível é o Preliminary English Test (PET), com certificado de nível intermediário. Esse teste busca auxiliar em processos seletivos profissionais e acadêmicos, além disso, comprova que o aluno consegue pedir informações básicas em uma viagem e também trocar e-mails em Inglês, sejam profissionais ou pessoais;
  • O First Certificate in English (FCE), com certificado de nível intermediário superior, comprova que o aluno compreende apresentações e reuniões em Inglês, participa de intercâmbios, escreve e lê relatórios e artigos;
  • O Certificate Advanced in English (CAE) é um certificado de nível avançado. Comprova aptidão em comunicação com fluência em Inglês, expressando e questionando, participando de conversas e debates, podendo até conduzir uma apresentação;
  • O Certificate of Proficiency in English (CPE) é a avaliação do nível de excelência da Universidade Cambridge e demonstra que o aluno tem competência e fluência absolutas no idioma.

Deixe uma resposta